A estrada de chão, o ar puro, a natureza, as casas coloniais e a visita às famílias italianas e alemãs proporcionam momentos inesquecíveis no Vale do Quilombo e Linha 28, no interior de Gramado. Junto à morros de intensa vegetação, rios e cachoeiras, passando por campado de araucárias, parreiras de kiwi e uva à bordo de um ônibus tipicamente colonial, o turista passa a conhecer as belezas naturais que Gramado esconde em seu interior.
Família Marcon: a lida do campo é o que marca a primeira parada do passeio. O Casal italiano Vicente e Fátima Marcon compartilha a história de seus antepassados no memorial da família, mostrando objetos que eram utilizados pelos seus pais, o plantio de milho e o manejo com os animais. O visitante é convidado, com as próprias mãos, a alimentar ovelhas. Para finalizar esta parada, todos degustam um bom suco de uva, acompanhado de pães e geleias produzidas pelos Marcon.
Família Perine: Visitação ao museu da família, onde se conta a história de vida de uma das primeiras famílias de Gramado.
Alambique Rossa: a arte de produzir cachaça, graspa e vinho é o que marque esta parte do passeio. Quem conduz é o proprietário e produtor Romeu Rossa, que conta a história de sua família. O visitante acompanha a produção de cachaça de alambique desde a colheita da cana-de-açúcar. Em meio a um campado onde o verde predomina, pode-se provar destas delicias.
Família Barreta: em uma casa centenária em estimo enxaimel, onde funcionava um salão de Kerb, o visitante é recebido por seus proprietários Jovani Baretta, que servem um saboroso café da tarde com verdadeiros produtos coloniais, recheado por bolos, pasteis, cucas, sucos e cafés.
O Embarque ocorre na Praça das Etnias, junto a rodoviária de Gramado
Passeio Inclui:
Transporte
Acompanhamento de guia licenciado pela Embratur
Lanche
Ingressos
Passeio não Inclui:
Bebidas das refeições
Duração: Das 14h as 18h
Sugestão: Usar roupas e calçados confortáveis